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Começou, em São Paulo, o Fórum Regional Sudeste da Undime

16/05/2024 | Undime

 

Evento iniciou com debates sobre alfabetização e Censo Escolar 

 

O Fórum Regional Sudeste da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) iniciou trazendo à tona questões cruciais para o aprimoramento da educação pública no Brasil. Realizado em São Paulo/SP, o evento reuniu centenas de líderes educacionais, entre Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das secretarias e prefeitos dos municípios do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

A programação começou com a energia da bateria da Escola de Samba Unidos de Vila Maria, de São Paulo, uma das agremiações mais tradicionais do carnaval paulistano. Ritmistas, passistas, mestre-sala e porta-bandeira receberam os participantes de todos os estados do Sudeste.

Para dar início às atividades, a solenidade de abertura contou com a participação de autoridades representando o Ministério da Educação (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (Inep) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme).

Participaram ainda, o vice-presidente nacional da Undime, Slivio Fidelis, Dirigente Municipal de Educação (DME) de Várzea Grande/ MT e presidente da Undime/ MT, o presidente da Região Sudeste, Luiz Miguel Garcia, DME de Sud Mennucci/ SP e presidente da seccional São Paulo e os demais presidentes estaduais das seccionais do Sudeste; o DME de São Paulo, Fernando Padula e representantes das instituições parceiras da Undime.

O presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/ CE, iniciou agradecendo a participação das delegações da região e ressaltou a importância dos eventos regionais da Undime. "Como esse ano não teremos o tradicional Fórum Nacional da Undime, optamos por realizar Fóruns Regionais com o objetivo de descentralizar os debates para todas as regiões brasileiras e refletir o nosso compromisso institucional com a representatividade e a diversidade do país, visto que cada região possui desafios específicos e esses eventos têm permitido uma abordagem mais contextualizada e condizente com a realidade local e, certamente, vão impactar na elaboração e revisão de políticas educacionais de âmbito nacional”, disse.

Os componentes da mesa de abertura também fizeram uma fala de solidariedade à comunidade educacional gaúcha e reforçaram a necessidade da implementação do regime de colaboração para auxiliar as redes de educação na recomposição das atividades escolares.

O presidente da Região  Sudeste da Undime, Luiz Miguel Martins Garcia, DME de Sud Mennucci/ SP e presidente da Undime São Paulo, fez uma homenagem aos colegas Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul em nome de todas as pessoas que estão passando pelas dificuldades enfrentadas pelas enchentes que assolam o estado.

Um dos pontos altos do dia foi a discussão sobre a "Execução do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada", liderada por Radson Lima Vila Verde, coordenador-geral deApoio às Redes de Educação Básica do Ministério da Educação e Caíque Bellato, articulador do CAEd na implementação e execução da Plataforma Compromisso Nacional Criança Alfabetizada do MEC. Sob a mediação de Luiz Miguel Martins Garcia, Dirigente Municipal de Educação de Sud Mennucci/SP e presidente da seccional de São Paulo e da Região Sudeste, os participantes puderam debater sobre regime de colaboração, monitoramento e avaliação das atividades do Compromisso.

A programação seguiu com a mesa-redonda “O Censo Escolar como ferramenta para qualificar a colaboração federativa: matrículas em EJA e em Tempo Integral / Construção do Indicador Criança Alfabetizada”. O tema foi apresentado por dois profissionais do Inep: Fábio Pereira Bravin, coordenador-geral de Controle de Qualidade e de Tratamento da Informação; e Clara Machado da Silva, coordenadora-geral do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. A mediação foi de Vilmar Lugão de Britto, Dirigente Municipal de Educação de Jerônimo Monteiro /ES, presidente da seccional do Espírito Santo.

O debate reforçou a importância do Censo Escolar como instrumento de coleta de informações sobre a educação básica, o qual confere aos dados eficiência, racionalidade e confiabilidade; bem como as perspectivas e desafios do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o indicador Criança Alfabetizada, que pretende apontar o percentual de alunos alfabetizados ao fim do 2º ano do ensino fundamental no Brasil e que será apresentado ainda no ano de 2024.

 

 

Fonte: Undime