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Publicado o relatório do Education at a Glance 2024

11/09/2024 | Inep

Nesta edição, o EaG destaca a equidade na educação. Inep é responsável pela produção e pelo tratamento dos dados brasileiros

 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) lançou nesta terça-feira, 10 de setembro, o relatório do Education at a Glance (EaG) 2024. O estudo internacional, coordenado pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), traz uma série de indicadores que permitem a comparabilidade dos sistemas educacionais dos 49 países participantes.

Nesta edição, o estudo destaca a equidade na educação, conceito que se tornou fundamental no setor educacional. De acordo com o estudo, a equidade envolve dimensões como igualdade, diferenças, justiça, qualidade, promoção de oportunidades, desempenho, recursos, gênero, cor/raça, nacionalidade e outros fatores.

Investimento – Os gastos do Brasil com educação infantil, em relação ao PIB de 2015 a 2021, cresceram cerca de 29%, superando significativamente o aumento médio dos países membros da OCDE, que foi de 9%.

Em contraponto, no período entre 2015 e 2021, houve uma redução dos gastos públicos com instituições educacionais, desde o ensino fundamental até o superior, em diversos países. No caso de instituições brasileiras, isso se deu em razão da diminuição dos gastos públicos a partir do ano de 2018, perdurando até o ano de 2021.

Para o ministro da Educação, Camilo Santana, esses dados permitem identificar lacunas e desenvolver estratégias mais eficazes para melhorar a qualidade e a equidade da educação.

“Um país desenvolvido prioriza a sua educação! Os dados divulgados hoje pela OCDE confirmam que estamos no caminho certo ao priorizar investimentos na educação básica, recuperando as perdas dos últimos anos. O relatório mostra que o Brasil foi o segundo país que mais reduziu investimento público em educação entre 2015 e 2021”, destacou.

Acesso à educação – O estudo abordou as desigualdades sociais dos jovens que não trabalham nem estudam, conhecidos como "nem-nem". Este indicador reflete a situação de jovens que estão fora do mercado de trabalho e das oportunidades educacionais.

Entre 2016 e 2023, o Brasil conseguiu reduzir essa parcela em 5,4%. Trata-se de uma redução significativa, superada apenas por Itália (9,3%), Croácia (8,5%), México (6,9%), Polônia (6,5%) e Espanha (5,5%). A média dos países membros da OCDE foi de apenas 2%.

Já na educação infantil, em 2022, no Brasil, 90% das crianças foram atendidas um ano antes da entrada obrigatória no ensino fundamental; índice abaixo da média da OCDE, que foi de 96%. No entanto, essa taxa ainda foi superior à de países como Estados Unidos (87%), Bulgária (86%) e Romênia (81%).

Docentes – No Brasil, a taxa de alunos por professor no ensino fundamental da rede pública foi de 21, igual à média dos países membros da OCDE em 2022. No entanto, na rede privada, a diferença foi mais acentuada: o Brasil teve taxa de 16 alunos por professor, enquanto a média dos países da OCDE foi de 20.

Presenças – Os números foram apresentados pelo coordenador-geral de Controle de Qualidade e Tratamento da Informação da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep, Fábio Pereira Bravin, pela coordenadora de Estatística Internacional Comparada, Christyne Carvalho da Silva, e pela gerente de Indicadores de Financiamento da Educação do Ines/OCDE, Viktória Kis.

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Fonte: Inep

https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/publicado-o-relatorio-education-at-a-glance-2024