Candidatos classificados serão convocados para capacitação no 1º semestre de 2025. Docentes aprovados serão responsáveis por elaborar e revisar itens do Enem
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou, no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 2 de dezembro, a classificação definitiva do processo seletivo para elaboradores e revisores de itens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O resultado tem como base a pontuação obtida pela análise dos documentos comprobatórios, referentes às informações declaradas na inscrição.
Os candidatos classificados serão convocados ao longo do primeiro semestre de 2025, de acordo com as necessidades do Banco Nacional de Itens (BNI), para a capacitação que poderá ocorrer na modalidade presencial ou a distância. A convocação não garante a condição de colaborador. É necessário concluir o processo de treinamento e obter rendimento mínimo nas atividades para ser aprovado.
- O Inep selecionará docentes das áreas avaliadas no Enem. São elas: Linguagens e códigos; matemática e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e ciências humanas e sociais aplicadas.
- Serão destinadas 20% das vagas de cada área a candidatos autodeclarados pretos, pardos e quilombolas; 3% para candidatos autodeclarados indígenas; 5% para candidatas mulheres e 5% para pessoas com deficiência.
Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, por exemplo o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Acesse a classificação do processo seletivo
Acesse o edital do processo seletivo
Fonte: Inep