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Como realizar o cadastro e recadastro no Conviva em 2025

02/01/2025 | Conviva Educação

A partir de 2/1/2025, acesse o convivaeducacao.org.br e faça o recadastro do seu município!

 

A secretaria municipal de educação inicia uma nova gestão em 2025! A plataforma Conviva Educação segue o ciclo das eleições municipais. Assim, sempre que houver pleito no âmbito municipal, é necessário refazer o cadastramento ou recadastramento, a fim de que os novos dirigentes municipais renovem o  compromisso com a estratégia,  a priorizem e planejem as ações por meio da plataforma. O processo de recadastramento está explicado neste infográfico.

Cada município tem um Usuário Principal, que o Conviva recomenda que seja o Dirigente Municipal de Educação (DME), e é essa pessoa que concede as liberações para a equipe acessar a plataforma.

Neste ano, com um novo mandato, pode existir mudança completa ou de parte da equipe. Por isso, em 31 de dezembro de 2024, os cadastros atuais foram bloqueados. Para que as informações sobre o seu município no Conviva sejam mantidas em segurança, o DME que assumiu deverá se cadastrar (ou reativar seu registro) e os dados da equipe precisam ser atualizados em  2025. Com isso, apenas aqueles que estiverem ligados às funções na secretaria de educação e nas escolas poderão acessar o Conviva.

Os profissionais que desejam utilizar as funcionalidades da plataforma em 2025 precisam fazer seu cadastro. Dividimos as orientações, a seguir, em tópicos, conforme o cargo ocupado por cada um. Use esse material para facilitar o processo de cadastramento!

O papel do Dirigente Municipal de Educação

É responsabilidade do DME fazer seu próprio cadastro e aprovar o acesso da equipe ao Conviva. Veja só essas duas etapas:

1) A partir de 2  de janeiro, o DME que assumiu a secretaria e ainda não tem acesso à plataforma precisa se cadastrar no Conviva (clicando no botão “cadastre-se” em www.convivaeducacao.org.br). Entre os itens de preenchimento, será solicitada a inclusão do documento comprobatório de nomeação do cargo (decreto ou portaria). O profissional que já possui cadastro atualmente (sendo DME ou tendo outra função) e passou a ser o DME em 2025 basta enviar pelo email contato@convivaeducacao.org.br o documento de nomeação no cargo;

2) Quando a nomeação do DME for recebida pelo Conviva, esse profissional passa a ser identificado na plataforma como Usuário Principal em seu município. Essa função permite a liberação do acesso no Conviva pelos demais profissionais da equipe da secretaria e das escolas. A liberação deve ser feita pelo DME no ambiente “Minha Equipe”, realizando as alterações conforme a atuação de cada profissional, permitindo a visualização (leitura) ou a edição das ferramentas.

Equipe da secretaria municipal de educação e escolas

Os profissionais que podem se cadastrar no Conviva são os que atuam nas secretarias municipais de educação. A plataforma também aceita e incentiva que um representante de cada escola seja cadastrado. Oe Conviva foi construído para apoiar a gestão das SME, porém as escolas são fundamentais no levantamento e na gestão das informações. Por isso, apenas uma pessoa por unidade escolar é permitida.

Quem já estava cadastrado no Conviva, não precisa preencher os dados novamente, apenas aguardar pela liberação de acesso feita pelo DME. Quem for novo no Conviva, precisa preencher o formulário de cadastro e então aguardar pela liberação do DME.

Importante: depois que o acesso dos usuários for liberado pelo Usuário Principal, será possível acessar livremente as áreas de conteúdo e rede, que são abertas a todos os cadastrados. Mas para a visualização e edição das ferramentas é necessário que os profissionais tenham permissão de uso, conforme indicado no item 2 do texto acima.

Ações prioritárias da secretaria nas primeiras semanas de janeiro

No Conviva Educação, Dirigentes Municipais de Educação e as equipes encontram informações, conteúdos formativos e possibilidade de troca de experiências com todo o país. Tudo de forma gratuita e segura.

Além disso, o Conviva está preparando diversos materiais para apoiar as secretarias de educação no enfrentamento dos desafios dos primeiros meses do ano e na escolha das prioridades. Entre elas, está a indicação de uso das ferramentas de Organização da Rede, Agenda e Calendário Escolar, que favorecem as decisões ainda antes do início do ano letivo, e o Memorial de Gestão, que reúne dados sobre o mandato que terminou em 2024. Quando ele for retomado pela nova equipe, deve servir de ponto de partida do planejamento das ações.

Todo início de gestão tende a ser marcada por mudanças, por isso, fique de olho na plataforma Conviva e indique aos demais profissionais que estão nas secretarias neste ano para que também acessem.

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