Evento reuniu, em dois dias, cerca de 300 participantes, incluindo dirigentes municipais de educação, técnicos, professores e gestores, em discussões fundamentais sobre os rumos da educação pública no estado
A Undime seccional Piauí realizou, nesta quarta e quinta-feira, 19 e 20 de março, o XVII Fórum Ordinário, que contou durante a programação com a eleição e a posse da diretoria para o biênio 2025/2027.
A Dirigente Municipal de Educação (DME) de Domingos Mourão/PI, Érica Graziela Benício, assume o cargo de presidente da Undime Piauí, e terá como vice-presidente Gilberto Vieira, DME de Ipiranga do Piauí/PI.
A nova presidente da seccional expressou entusiasmo e comprometimento com a missão, que já desempenhou no biênio 2021/2023. "Temos muitos desafios pela frente, mas também muita vontade de trabalhar e apoiar os colegas Dirigentes Municipais de Educação. Sabemos que temos muitas dificuldades ainda, como corrigir a defasagem de aprendizagem e garantir uma educação infantil de qualidade, atendendo cada vez mais crianças em nosso estado", afirmou Érica.
O novo vice-presidente, Gilberto Vieira, também enfatizou os desafios enfrentados pelos gestores educacionais, especialmente nas regiões mais distantes do estado. "Nosso objetivo é interiorizar, ainda mais, as ações da Undime, garantindo que as formações técnicas cheguem a todos os territórios piauienses, especialmente às regiões mais afastadas, onde o acesso ao conhecimento e à capacitação é mais limitado", ressaltou.
O XVII Fórum Ordinário da Undime/PI reuniu, nos dois dias, cerca de 300 participantes, incluindo dirigentes municipais de educação, técnicos, professores e gestores, em discussões fundamentais sobre os rumos da educação pública no estado, com a presença de palestrantes de renome regional e nacional.
O presidente nacional da Undime, Alessio Costa Lima, Dirigente Municipal de Educação de Ibaretama/CE, participou do evento no dia 20 de março, e apresentou uma análise detalhada sobre os indicadores utilizados no cálculo VAAR/Fundeb, reforçando a importância da gestão eficiente dos recursos.
No mesmo dia, Vilmar Klemann, assessor de projetos da Undime, falou sobre as estratégias Conviva Educação e Busca Ativa Escolar, destacou a importância de garantir o direito à educação para cada criança e adolescente, reforçando estratégias fundamentais para ampliar o acesso, a permanência e a aprendizagem escolar.
Além dos dirigentes municipais, técnicos e prefeitos, o evento atraiu educadores da rede pública. Maria da Cruz, gestora escolar de Francinópolis/PI, ressaltou a importância do Fórum para a troca de experiências. “Aqui, a gente aprende e compartilha conhecimentos. Essa troca é essencial para a evolução da educação que realizamos em nossa cidade”, comentou.
Fonte: Undime (com informações da Undime/PI)
Fotos: Undime/ PI